Pesquisas que buscam geração de energia Zero Carbono despertaram curiosidade e interesse de quem esteve na maior feira de ciência no Sul do país
A ciência sempre desperta a curiosidade das pessoas. E não seria diferente quando se trata do maior evento do gênero no Brasil, o Paraná Faz Ciência (PRFC 2024). No estande do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (NAPI EZC), na Arena Paraná, pesquisadores apresentaram aos visitantes alguns projetos desenvolvidos nos laboratórios sob o conceito de Energia Zero Carbono.
Para representar o NAPI EZC e interagir com os visitantes, foram escalados os pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Luciane Guarnieri e Kaique Boldrin.
“Este evento é fundamental para nos aproximar da comunidade, uma oportunidade para conhecer como trabalhamos e, de certa forma, legitimar e dar credibilidade ao nosso serviço”, disse Luciane. Para a pesquisadora, o PRFC promove ainda uma aproximação da própria comunidade acadêmica e suas diferentes áreas de pesquisa, que muitas vezes não interagem, nem se conhecem.
O pesquisador Kaique Boldrin também destaca essa interação: “Antes, a gente achava que várias áreas não tinham relação e agora, a partir do Paraná Faz Ciência, podemos constatar que há uma conexão”. Boldrin reforça que ao mesmo tempo em que mostra o conhecimento desenvolvido nos laboratórios, os pesquisadores também ganham em aprendizado.
As pessoas que visitaram o espaço do NAPI EZC puderam conhecer os projetos em robótica educacional e equipamentos eletrônicos produzidos pelos próprios pesquisadores no curso de Física. “A ideia é mostrar um novo olhar sobre a ciência e a Física, que pode até assustar as pessoas. Mas é importante entender a ciência, que é o que comanda o mundo!, afirmou Boldrin.
NAPI EZC
O coordenador do NAPI Energia Zero Carbono é o professor de Física da UEM, Ivair Aparecido dos Santos, um entusiasta do Paraná Faz Ciência. “É um evento que divulga o que é produzido nas universidades em todas as áreas de conhecimento com os recursos da sociedade paranaenses”. Professores e alunos que integram o NAPI EZC lançaram, durante o PRFC 2024, dois e-books que estão disponíveis e são totalmente gratuitos.
O NAPI Energia Zero Carbono conduz pesquisas que estão diretamente ligadas à geração de energia elétrica sem lançar gases nocivos na atmosfera, seja na exploração de um produto ou serviço. Dessa forma, instituições de ensino superior, professores, pesquisadores e alunos pretendem contribuir efetivamente para o processo de transformação energética do Paraná a partir do conhecimento acumulado após mais de duas décadas de pesquisas.
O NAPI se propõe ainda a ser um polo difusor de uso racional de energia e do relacionamento universidades-empresas para transferência direta de tecnologia, estímulo à inovação e ao empreendedorismo.
O PRFC 2024 atraiu aproximadamente 38 mil visitantes durante cinco dias ao campus UEM, que preparou uma estrutura com 52 estandes, 1.400 expositores e 190 projetos de várias áreas do conhecimento. No total, quase 20 NAPIs foram apresentados à comunidade, todos recebem fomento da Fundação Araucária e têm o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Para saber mais sobre o NAPI EZC e outros Novos Arranjos, basta acessar a plataforma IAraucaria.