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Alunos investigam descarte de resíduos e propõem soluções sustentáveis

Por: Shay Ferreira de Jesus

Projeto do Clube de Ciências da Escola do Campo de Barão de Lucena promove conscientização ambiental e incentiva boas práticas de gestão de resíduos sólidos


Os alunos da Escola do Campo de Barão de Lucena realizaram uma pesquisa sobre o descarte de resíduos sólidos na comunidade local. O projeto, conduzido pelo Clube de Ciências da escola, incluiu visitas a locais de descarte, debates sobre impactos ambientais e soluções sustentáveis para a redução de danos ao meio ambiente.

Durante o estudo, os alunos analisaram os efeitos da disposição irregular de resíduos e discutiram temas como consumo acelerado, biodegradabilidade e obsolescência programada, com foco especial nos eletrônicos. Para aprofundar a investigação, realizaram uma visita a um ponto de descarte na comunidade, onde documentaram a situação por meio de fotografias e entrevistas com moradores.

Com base nas informações coletadas, os estudantes participaram de pesquisas orientadas em periódicos acadêmicos no laboratório de informática da escola. As análises apontaram que a reciclagem e a destinação correta dos resíduos para aterros sanitários são as alternativas mais viáveis para minimizar os impactos ambientais. Para disseminar esse conhecimento, o Clube de Ciências desenvolveu uma maquete ilustrativa de um aterro sanitário, apresentada à comunidade escolar.

A equipe do professor Gilvan se preparando para a ida a campo


O professor Gilvan Andrade, um dos responsáveis pelo projeto, destacou a importância da iniciativa para a formação dos alunos: “Tive a oportunidade de explorar um tema essencial que muitas vezes não está presente no currículo tradicional. O engajamento dos estudantes foi impressionante, pois perceberam que suas ações podem transformar a realidade ao seu redor”.

Para este ano, o Clube de Ciências já tem novos planos. O professor Gilvan está desenvolvendo um projeto de horta agroflorestal na escola, com o objetivo de ampliar o impacto da iniciativa para além da comunidade escolar. “Essa nova etapa permitirá aos alunos aprenderem sobre solos, microbiologia, alimentação saudável e preservação ambiental, promovendo um diálogo direto com a comunidade”, acrescentou o professor.

O projeto reforça o compromisso da Escola do Campo de Barão de Lucena com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente. A iniciativa também demonstra a importância da ciência na solução de problemas locais, incentivando o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.