PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Clubistas do Apis Club recebem visita de projeto de robótica para aprender mais sobre colmeias inteligentes

Por: Talula Boldt de Souza

A robótica na prática rural: estudantes aplicam projeto tecnológico em manejo de abelhas e promovem intercâmbio entre projetos de União da Vitória

A imagem mostra um protótipo de colmeia inteligente, feito principalmente de madeira, colocado sobre uma mesa de madeira clara. No interior e nas laterais da colmeia, estão conectados diversos sensores eletrônicos, com fios coloridos ligados a um microcontrolador e a pequenos módulos de monitoramento. Na parte externa, há pequenas luzes indicadoras acesas em azul e vermelho. No canto esquerdo da colmeia, há um arranjo de flores artificiais amarelas, possivelmente simulando um ambiente natural para as abelhas. Alguns adesivos de abelhas estão colados nas superfícies da madeira.
Protótipo de colmeia inteligente, apresentada pelas alunas do Colégio Estadual Túlio de França aos clubistas da Casa Familiar Rural (Foto/Apis Club)

O Apis Club, da Casa Familiar Rural de União da Vitória recebeu as visitantes do projeto de Robótica do Colégio Estadual Túlio de França, um clube de ciências da mesma cidade. No encontro, as alunas do clube visitante, acompanhadas por suas professoras, apresentaram ao Apis Club a “Colmeia Inteligente”, um dispositivo que monitora o ambiente das abelhas. 

Construído pelas estudantes Ísis, Júlia, Letícia e Pâmela, o dispositivo inteligente mede a quantidade de luz, umidade, ruído e até de gases – como os agrotóxicos – para controlar esses parâmetros dentro da colmeia. A tecnologia foi criada a partir de um kit de robótica e da plataforma Arduino.

A foto mostra o grupo de estudantes reunidos em torno de uma mesa dentro de uma sala de aula, observando atentamente. Na mesa, há um o protótipo da colmeia inteligente, com fios e uma pequena tela ou display aceso. Ao fundo, há um quadro negro com escrita parcialmente apagada e um monitor ligado mostrando a tela inicial de um computador. A atmosfera sugere um momento de demonstração ou experimentação prática, com engajamento dos participantes.
Alunas do projeto de robótica apresentam sua pesquisa aos clubistas do Apis Club (Foto/Apis Club)

Para o professor Olaf, coordenador do Apis Club na Casa Familiar Rural, o encontro foi importante para que os clubistas pudessem pensar em outras possibilidades de estudos relacionados às abelhas, especialmente com o uso de recursos eletrônicos e de inteligência artificial.

A professora Vanessa, orientadora do projeto de robótica visitante, também falou sobre a visita: Nós gostamos bastante. Percebemos que podemos, futuramente, fazer mais trocas de experiências. As alunas acharam muito bacana conhecer a realidade da escola e destacaram que foi muito bom apresentar um pouco do estudo delas para alunos que, assim como elas, estão na fase da pesquisa”, explicou.

Os estudantes da Casa Familiar fizeram questão de olhar o protótipo de perto (Foto/Apis Club)

A troca de experiências entre os dois projetos permitiu que os estudantes percebessem como diferentes áreas do saber podem se complementar, ampliando a compreensão sobre o manejo com as abelhas. Além disso, mostrou que a pesquisa científica ganha força quando se alia à inovação, criando caminhos para projetos futuros que valorizam tanto o conhecimento do campo quanto o avanço tecnológico.