Divulgação Científica – Como e por quê?

Talk show: Conheça projetos de extensão da Universidade Estadual de Maringá, que abordam a produção científica e a divulgação do que é produzido nas universidades do Paraná.

Fazer ciência é absolutamente indispensável. Isso é fato. A influência no nosso cotidiano é tão grande que sequer dá para imaginar como seria o mundo sem a colaboração da ciência ao longo da história da humanidade. É ela a grande responsável pelas enormes transformações tecnológicas e nossa fantástica evolução. 

Vivemos diariamente os impactos da ciência e nem sempre nos damos conta. É preciso produzir conhecimento científico sempre, no entanto, nos últimos anos, a grande questão dos cientistas é como fazer o resultado dessa produção chegar a diversas camadas da sociedade de forma clara e de fácil entendimento. Eis que entra em ação a divulgação científica. 

No Brasil, principalmente no período pandêmico da Covid-19, a divulgação científica foi o grande destaque na tradução dos desdobramentos da ciência e seus impactos na vida da população. 

Comunicadores ou divulgadores científicos foram os responsáveis por tornar conhecidas, pelo grande público leigo, as descobertas da ciência traduzidas em linguagem simples e direta.

A popularização da ciência se fez ainda mais necessária diante da grande disseminação da desinformação sobre a doença, conceitos científicos e tomada de decisões. 

Cientistas e divulgadores paranaenses participam ativamente de todo esse processo e caminham a passos largos com o objetivo de instruir, contribuir para a educação e inspirar pessoas a seguir a carreira científica. 

Entrelaçadas desde seus primórdios, ciência e sociedade não sobrevivem separadas. Essencial e acessível, vivemos cercados de ciência por toda parte. 

Mais uma vez, Gilberto Gil traduz nosso anseio quando diz na canção Queremos Saber: Queremos saber / O que vão fazer / Com as novas invenções / Queremos notícia mais séria / Sobre a descoberta da antimatéria / E suas implicações / Na emancipação do homem / Das grandes populações / Homens pobres das cidades /
Das estepes, dos sertões

Divulgação Científica – Como e por quê?

Convidadas

Débora de Mello Gonçales Sant’ana

Graduada em Pedagogia e Farmácia, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é especialista em Bioética Clínica pela Cátedra da UNESCO. Foi laureada com o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, como Pesquisadora Extensionista em 2016. É professora associada na graduação da UEM no Centro de Ciências Biológicas, na área de Morfologia para cursos de Saúde, na pesquisa em Neurogastroenterologia Experimental e na Extensão Universitária em Divulgação Científica com foco em Neurociências e em ações de Projetos de Extensão vinculados ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI).

Eliane Papa Ambrosio Albuquerque 

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP; sendo parte do doutorado desenvolvido no Hospital AC Camargo (SP), na área de genética oncológica. Áreas de atuação: Genética Humana e Médica e Biologia Molecular. Participou do projeto de implantação de exames genéticos de auxílio diagnóstico no Laboratório São Camilo – Biotecnologia pelo edital RHAE-CNPq e do projeto de Extensão Citogenética Clínica (2012-2014). Possui pós-doutorado em Imunogenética e atualmente é professora colaboradora na UEM.

Apresentadora

Ana Paula Machado Velho

É pós-doutora em Arte e Tecnologia (LArt) pela Universidade de Brasília (UnB), como bolsista do CNPq, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como bolsista da CAPES. Atuou na Assessoria de Comunicação e Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM) e jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UEM. Foi jornalista responsável pela assessoria de comunicação do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), da Universidade Estadual de Maringá.


Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).