Mares: urgências e emergências

Talk Show: Década do Oceano 

A saúde oceânica precisa de ajuda. Desafios e soluções globais para restaurar e conservar a biodiversidade marinha e costeira fazem parte da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas, que estabelece, entre outras metas, a Década do Oceano.

O arrojado plano mundial da Década exige da ciência oceânica todo conhecimento para reverter o enfraquecimento do sistema marinho e estimular novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável desse enorme ecossistema.

Com participação ativa e bastante colaborativo, o Plano Nacional de Implementação da Década é o principal instrumento de planejamento das ações a serem executadas para atender a necessidade de atuação em prol da saúde oceânica. 

Do local ao global, o Plano é para todas e todos e os processos são construídos com diferentes setores da sociedade, que representam a diversidade sociocultural e ambiental brasileira. Cientistas, institutos de pesquisa, organizações intergovernamentais e não governamentais, nações, indivíduos, profissionais, setor privado, povos indígenas, detentores de conhecimentos tradicionais, educadores, estudantes, esportistas dos mares, artistas e muitos outros, estão todos convocados para as oficinas nacionais em todas as regiões.

Vale lembrar que os oceanos são fonte emissora de oxigênio, responsável pela estabilidade climática, minérios e combustíveis fósseis (como o petróleo e o gás), segurança alimentar por meio da pesca, além de permitir a comunicação entre os países e manter a rica biodiversidade fundamental para a vida no planeta. 

No ambiente costeiro paranaense, os cientistas atuam na geração de conhecimento sobre os mais variados aspectos da biodiversidade e do funcionamento do ambiente marinho. Alinhadas ao Plano Nacional, as iniciativas contam com a tecnologia e a inovação, e estão voltadas para o desenvolvimento da economia sustentável do oceano, como a biotecnologia e maricultura, a disseminação do conhecimento e o auxílio à sociedade, por exemplo, por meio do terceiro setor, promovendo e implementando ações para transformar o mundo marinho em um oceano sustentável.

Para atender as prioridades estabelecidas internacionalmente,  a Universidade Federal do Paraná lançou a Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos em parceria com a Unesco.  Nesse processo inicial, o desafio é mapear as ações em colaboração à Década e incluir a universidade como protagonista regional e internacional. A ação começou a partir de uma articulação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos e direcionada a todos os programas.

[SNCT 2022] Década do Oceano

Convidada

Camila Domit

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina, possui mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É pesquisadora e responsável pelo Laboratório de Ecologia e Conservação e pelo Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de saúde de fauna marinha da UFPR. 

Apresentadora

Vanessa Ishikawa Rasoto

Graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Engenharia da produção – Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, professora permanente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (mestrado profissional – disciplina: Habitats de inovação). Foi vice-reitora (gestão 2016-2020), assessora para Assuntos Estudantis da Reitoria, diretora da Agência de Inovação e coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR.


Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).