Paraná: um estado de diversidade étnica e produtiva

Talk Show: Histórias das transformações no território Paranaense

A atual quarta economia do Brasil, conta com diversas etnias que definem a pluralidade do estado do Paraná. Imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses, holandeses, espanhóis, árabes, argentinos e japoneses, além dos indígenas que já habitavam o território, formam a miscelânea do povo paranaense.

A ocupação do território que hoje corresponde ao Estado do Paraná data do início do século XVI. A região era ponto de exploração de madeira. No século seguinte, portugueses e paulistas começaram a entrar na chamada Província de São Paulo à procura de índios para o trabalho escravo e ouro.

As transformações surgiram com a emancipação política, em 1854, e o incentivo do governo à colonização com intensa imigração de europeus.

Os fluxos migratórios com destino ao Paraná intensificaram as grandes mudanças econômicas, sociais, climáticas, entre outras, para estabelecer a agropecuária como a principal característica do Estado.

Todo esse patrimônio histórico e cultural está registrado através de pesquisas arqueológicas no Museu Paranaense (MUPA) que guarda a memória das transformações do território paranaense, com base nos achados de populações humanas. 

Entre outros temas, o Museu dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), também é uma rica fonte de informações sobre o povo do Paraná e revela três pontos indissociáveis dessa trajetória que são a ocupação dos Campos Gerais, o Tropeirismo e a escravidão negra. 

[SNCT 2022] Histórias das Transformações no território Paranaense

Convidados

Cláudia Inês Parellada 

Arqueóloga coordenadora e pesquisadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (1997) e geóloga pela UFPR.

Ilton Cesar Martins  

Graduado em História e especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é mestre e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutor em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com bolsa da Capes. Foi professor Adjunto na Unespar e atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Apresentadora

Vanessa Ishikawa Rasoto

Graduada em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia, tem mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Engenharia da produção – Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Curitiba, professora permanente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (mestrado profissional – disciplina: Habitats de inovação). Foi vice-reitora (gestão 2016-2020), assessora para Assuntos Estudantis da Reitoria, diretora da Agência de Inovação e coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR.


Noth Camarão

Jornalista, Fotojornalista, Relações Públicas e Publicitária graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ).