Projeto do Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto investiga pH da água da torneira, da baía e de marcas comerciais em Paranaguá

Como às quintas-feiras falamos em relembrar temas anteriores, trazemos o registro da atividade dos estudantes clubistas do Bagrinhos Bento, do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Paranaguá, pela data do Dia Internacional da Água, celebrado em 22 de março.
Na atividade proposta para o Clube, os alunos fizeram ações investigativas para entender sobre a qualidade da água consumida diariamente na cidade. A proposta foi conduzida pela professora Andreia Cristina Bitencourt Petruy, com apoio da coordenadora pedagógica Michelle Mendes.
O dia começou com uma leitura e a discussão sobre os Direitos da Água, instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A partir disso, os alunos debateram a importância desse recurso natural para a vida no planeta e observaram as propriedades ideais da água para consumo humano — como o pH neutro (7), o que indica equilíbrio entre acidez e alcalinidade.
Em seguida, os estudantes realizaram testes de pH em diferentes amostras de água, incluindo a água da torneira do colégio e de marcas de água mineral disponíveis no mercado. O resultado surpreendeu. “A água da torneira do colégio registrou pH 2, o que indica uma acidez elevada. Isso gerou um debate importante entre os alunos, que disseram estar praticamente ‘tomando ácido’”, relatou a coordenadora Michelle Mendes.
A sequência didática incluiu também uma saída de campo até a Baía de Paranaguá, onde os alunos mediram o pH da água próxima à costa. O dado curioso foi que, apesar do tráfego intenso de embarcações, a água da baía apresentou menor acidez do que a da torneira. “Essa constatação gerou ainda mais interesse dos alunos em investigar as causas da acidez e refletir sobre os impactos à saúde e ao meio ambiente”, explicou Michelle.
Após as análises, os estudantes do Clube Bagrinhos Bento vão produzir materiais de divulgação com o objetivo de reforçar o papel da ciência como ferramenta de conscientização. A iniciativa realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, reforça a importância da alfabetização científica e do olhar crítico dos jovens sobre os recursos naturais e da realidade à sua volta. A atividade conectou o conteúdo escolar a problemas reais, colaborando para formar cidadãos atentos e atuantes nas questões socioambientais.