PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

 Museus Universitários do Paraná se reúnem em evento que valoriza o patrimônio histórico, cultural e científico

Por: Silvia Calciolari

A segunda edição acontece no Paraná Faz Ciência, que será realizado na Unicentro, em Guarapuava

Confira a programação no site do evento (Reprodução)

De 30 de setembro a 2 de outubro, acontece o II Encontro P aranaense de Museus e Centros de Documentação Universitários, que será realizado durante um dos maiores eventos de ciência do Brasil, a 5ª Edição do Paraná Faz Ciência (PRFC 2025). Com recorde de participação, o evento tem previsão para apresentação de 40 trabalhos de museus universitários que compõem as redes de Museus de Ciência e Museus e Centro de Memórias Universitários do Estado do Paraná.

Nesta segunda edição, o tema do encontro será ‘Museus e Centros de Documentação e Memória contribuindo para um futuro sustentável’. Também está prevista a realização da II Mostra de Museus Universitários do Paraná, a partir do dia 29 quando começa o PRFC 2025, que irá expor fragmentos dos acervos em 14 estandes para o público que for ao campus sede da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, região central do estado.

Para o articulador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Conectando Memória e Inovação, assessor da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Renê Wagner Ramos, o II Encontro já se mostra uma oportunidade ímpar quem se interessa pela preservação da memória, tecnologia e inovação. 

“Teremos várias temáticas diferentes vinculadas tanto a acervos museológicos como a acervos de centros de documentação. Será uma experiência rica para troca de experiências entre colegas que militam na área, principalmente e, essencialmente, na conservação do patrimônio histórico, cultural e científico do Paraná”, enfatiza Ramos. 

A conferência de abertura ficará a cargo de Maurício Cândido da Silva, professor do curso de Pós-Graduação Museologia, Colecionismo e Curadoria, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e representante da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.

Foram muitas as presenças que estiveram lançamento do NAPI Conectando Memória e Inovação na UEM, como o coordenador da Remup, Renê Wagner Ramos (à esquerda); o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; a diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, Juana Nunes Pereira; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; e o diretor da FA de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa.

Entres as novidades deste II Encontro Paranaense de Museus e Centros de documentação Universitários destacam-se o E-Museu, que se dedica à história da tecnologia vinculada à internet, e a possibilidade dos visitantes do Paraná Faz Ciência conhecerem o principal produto do NAPI Conectando Memória e Inovação: “No estande do nosso NAPI, haverá a apresentação dos acervos em 3D para que o pessoal possa visualizar e ter uma experiência única e inovadora”.

Na primeira edição, realizada em outubro do ano passado, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com realização do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), houve o lançamento do NAPI Conectando Memória e a Rede de Museus de Ciência ainda estava em formação. “Com a ampliação da rede estadual, reconhecida nacionalmente como a única instituição de caráter estadual no país, foi possível realizar esse encontro”, reforça Renê.

A experiência paranaense fez com que os integrantes do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Conectando Memória e Inovação fossem agraciados com o prêmio de melhor trabalho na categoria ‘Comunicação Oral em Pesquisa’, no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários, realizado em Fortaleza, Ceará, no final de agosto.

Renê Wagner Ramos, Claudia Rejane, Edson Armando Silva e Niltonci Chaves (Foto/NAPI Conectando Memória e Inovação)

O evento conta com o apoio do Museu de Ciências Naturais da Unicentro, do Centro Documentação e Memória (CEDOC-Irati/PR), e do Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além da Seti, da Fundação Araucária e dos articuladores do NAPI Paraná Faz Ciência. 
Confira a programação neste link.