Turismo científico e Clubes de Ciências nas escolas públicas são os temas da contribuição do Arranjo para o evento
O Smart City Expo Curitiba 2025 chega à sexta edição. Este ano, além de um novo cenário, tem como temática principal “Transformando cidades: construindo felicidade”. As atividades ocorrem de 25 a 27 de março, na Ligga Arena. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência estará presente, interagindo com gestores de municípios de todo o Paraná e do país.
O maior evento de cidades inteligentes das américas é inspirado na mega iniciativa global, o Smart City Expo World Congress. O congresso e a feira na versão brasileira reúnem conhecimento, inovação e networking para impulsionar soluções urbanas mais sustentáveis, conectadas e humanas.
“O objetivo do evento é expor e promover ações, programas e serviços voltados para técnicos e gestores municipais, e o NAPI Paraná Faz Ciência oferece oportunidades importantes para as áreas de educação e turismo científico. Queremos mostrar a importância da ciência aplicada para a solução de desafios estratégicos do Paraná, fortalecendo a conexão entre Academia, setor produtivo e poder público”, apontou o articulador do Arranjo, Rodrigo Reis.
Site de Turismo Científico
A equipe do NAPI vai mostrar o site Turismo Científico, que disponibiliza uma parte do conteúdo do Guia de Espaços de Divulgação Científica do Estado do Paraná. A publicação, disponível tanto na versão on-line quanto em brochura, apresenta um panorama detalhado dos principais espaços científicos do estado, permitindo que os participantes do evento conheçam mais sobre as iniciativas locais.
No site, é possível localizar museus e centros de ciências, jardins botânicos e herbários, bosques, parques e reservas, planetários, zoológicos e aquários. Esses são atrativos que vêm colocando ‘combustível’ no chamado turismo científico, uma oportunidade para municípios de todos os tamanhos.
“Além disso, vamos apresentar a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, um investimento público que tem visa fomentar a cultura científica nas escola; isto é, uma estratégia de fortalecimento da área da educação na rede pública de ensino do Paraná”, explicou Débora Sant’ Ana, articuladora do NAPI junto com Reis.
Conheça o site de Turismo Científico em: paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/turismocientifico