Os projetos contribuem para a popularização da ciência e serão apresentados em Guarapuava

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve nove clubes com projetos selecionados para a 5ª edição do Paraná Faz Ciência. Neste ano, o encontro será realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Trata-se do maior evento de popularização da ciência no estado.
Foram aprovados sete trabalhos de clubes de escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina e dois do NRE de Telêmaco Borba. Para a professora Mariana Andrade, articuladora institucional do NAPI – Paraná Faz Ciência pela UEL, o evento destaca “a consolidação do projeto que apresenta resultados”. Além disso, a docente considera a participação significativa principalmente para os estudantes, que terão contato com pesquisadores de todo o Paraná.
Em Londrina, os projetos selecionados são do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), do Colégio Estadual Professora Maria José B. Aguilera, do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Newton Guimarães, do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes e do Colégio Estadual Cívico-Militar Hugo Simas. O Colégio Estadual do Jardim San Rafael e o Colégio Estadual Unidade Polo, de Ibiporã; o Colégio Estadual São Francisco de Assis, de Telêmaco Borba; e o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola, de Ortigueira, também apresentarão trabalhos.
O PRFC 2025 é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Fundação Araucária, além de reunir diversas instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado do Paraná. O evento integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cuja temática é “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Os clubes selecionados irão expor seus projetos no dia 02 de outubro. A ideia é mostrar as atividades que os alunos e professores clubistas têm realizado em sala de aula nos últimos meses. As ações desenvolvidas possuem propostas distintas, tornando o momento ainda mais enriquecedor e de maior integração entre as equipes. Confira os trabalhos de clubes articulados pela UEL que foram aprovados: