PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Novo site amplia a visibilidade da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência

Por: Ana Elisa Frings

O portal funciona como um guia, apresentando mapas interativos e dados relevantes sobre os Clubes de Ciências; o lançamento oficial acontece durante a 5a edição do Paraná Faz Ciência, em Guarapuava

Reprodução de tela do novo site da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência (Reprodução/NAPI Paraná Faz Ciência)

A Rede de Clubes do Paraná Faz Ciência ganha um novo espaço de integração e visibilidade. Amanhã, 1º de outubro, durante a 5ª edição do Paraná Faz Ciência, em Guarapuava, será lançado oficialmente o site que reúne e apresenta toda a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O portal funciona como um guia interativo, com mapas, dados atualizados e informações sobre os clubes, facilitando o acesso da comunidade e fazendo jus ao caráter de Rede que caracteriza todo o projeto, vinculado ao Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI Paraná Faz Ciência. 

A coordenadora de Comunicação do NAPI, Ana Paula Machado Velho, explica que a ideia surgiu da necessidade de organizar e divulgar, em um só espaço, a diversidade de clubes espalhados pelo estado. 

“Temos três tipos de clubes: os da Rede Paraná Faz Ciência, os clubes Maker e os Clubes de Meninas. Organizamos assim para caracterizar as diferentes frentes, financiadas por diferentes fontes de recursos. Agora, com o site, teremos todas as iniciativas reunidas, com nomes, localização, temas de pesquisa e outros dados relevantes, acessíveis para qualquer pessoa”, afirma.

Segundo Ana Paula, a experiência bem-sucedida com o guia impresso Espaços de Divulgação Científica no Paraná inspirou o modelo adotado para a plataforma. “O guia se consolidou como fonte de informação sobre a divulgação científica no estado. Reproduzir essa ideia no ambiente virtual, de forma interativa, deu muito certo! Hoje, temos quase 200 clubes ativos, 192 para ser exata, e o site se torna a forma mais viável e interessante de apresentar esse conjunto tão amplo de iniciativas que se conectam”, acrescenta.No site, ao clicar no nome do Clube, será possível visualizar dados como a escola, o/a professor(a) responsável, qual universidade é a parceira e quantos estudantes fazem parte.

Exemplo de visualização de dados de um Clube de Ciências da Rede De Clubes Paraná Faz Ciência. Localização e um resumo dos projetos também são mostrados (Reprodução/NAPI Paraná Faz Ciência)

Alcance da Rede e Transparência

Para Débora Sant´ana, articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência, o novo site garante visibilidade e transparência ao trabalho desenvolvido nos Clubes de Ciências. “A ferramenta permite visualizar a abrangência territorial da Rede, identificar cada clube pelo mapa ou por cidade, conhecer seus responsáveis e os projetos em andamento. É também uma prestação de contas à população, que pode acessar facilmente dados, contatos e até as redes sociais dos clubes”, reforça. 

A professora lembra ainda que, ao integrar as três frentes da Rede de Clubes, a plataforma consolida o Paraná como referência nacional pela qualidade e organização de seus projetos de ciências. “O site traz essa visibilidade para o trabalho tão bonito que está sendo realizado nas escolas”, destaca.

Rodrigo Reis, também articulador do NAPI Paraná Faz Ciência, se diz muito feliz com mais essa conquista para o projeto Rede de Clubes. “A ideia de ter os clubes georreferenciados no mapa do Paraná facilita que os clubes se encontrem, que nós identifiquemos as escolas, os nomes dos clubes, se têm um endereço no Instagram. Estamos muito felizes de poder ter essa articulação e ter esse site com os nossos clubes todos representados”, conta. 
O mapeamento, segundo Rodrigo, também contribui para fortalecer a identidade dos projetos. “Ajuda a dar um caráter de identidade ao clube, em conseguir se enxergar e se identificar como um participante da Rede. É a demonstração da amplitude da rede estadual de clubes Paraná Faz Ciência”, descreve o articulador.

Reprodução de tela da aba eletrônica que reúne os clubes de ciências de meninas (Reprodução/NAPI Paraná Faz Ciência)

Lançamento em Guarapuava

Em setembro, o projeto Rede De Clubes Paraná Faz Ciência completou um ano. Durante o Paraná Faz Ciência, em Guarapuava, os gestores da Rede em cada uma das universidades parceiras do projeto vão se encontrar para uma avaliação das ações e conversar sobre o site. A ideia é que, com todos reunidos presencialmente, no dia 1º de outubro, possam dividir as alegrias e as dores enfrentadas para concretizar as propostas desse ambicioso projeto.
Para conhecer o novo site, acesse https://paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/clubes/ .