A equipe debateu sobre o combate à violência contra a mulher e a importância da conscientização
A violência contra a mulher é um tópico urgente que precisa ser debatido. Pensando nisso, foi criada a campanha Agosto Lilás, um movimento nacional para conscientizar a população. Neste contexto, uma das ações do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina foi convidar o clube de ciências de meninas Marie Curie, do Colégio Estadual Cívico-Militar Attílio Codato, de Cambé, para falar sobre o assunto.
A proposta surgiu justamente por conta do protagonismo feminino no projeto, característica que destaca a Rede de Clubes Paraná Faz Ciência Meninas. Articulado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o clube é composto apenas por alunas e propõe atividades como mesas-redondas e informativos sobre mulheres cientistas, os quais são distribuídos na própria escola.
Para visitar o NRE de Londrina, as estudantes também elaboraram um documento informativo. O material teve como foco a campanha do Agosto Lilás, trazendo explicações sobre os diferentes tipos de violência, os dados estatísticos e as formas de denunciar. A equipe foi recebida pela chefe do Núcleo, Jéssica Pieri, e gravou um vídeo a ser divulgado nas redes sociais do departamento.
Segundo a professora Milene Baratta, coordenadora do clube, receber o convite para falar de um assunto tão importante foi uma honra não só para ela, mas para as alunas também. “Fiquei extremamente orgulhosa com o empenho delas, pela dedicação, pelo interesse”, conta. “O resultado de um trabalho de anos do colégio está se refletindo na postura das alunas enquanto clube de ciências.”
Agosto Lilás
Além de reforçar o combate à violência contra a mulher, o Agosto Lilás busca informar, proteger e conscientizar a sociedade com foco em ampliar o conhecimento sobre direitos garantidos pela legislação. O mês foi escolhido como referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.240), em 7 de agosto de 2006.
Infelizmente, ainda existem muitas vítimas, como mostram os dados levantados pelas estudantes do clube Marie Curie. O “cronômetro de violência” elaborado por elas mostra que há 1 estupro a cada 11 minutos, 5 espancamentos a cada dois minutos, 503 vítimas de agressão a cada hora e 1 mulher assassinada a cada 2 horas.
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para denúncias de violência contra a mulher no país. É gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia. Também é possível acioná-lo pelo Whatsapp, no número (61) 9610-0180.