PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

Primeira reunião dos Clubes ‘Meninas na Ciência’

Por: Ana Elisa Frings

Rede de Clubes vai ganhar mais força feminina com projeto recém-criado

As coordenadoras e professoras de Clubes de Meninas e Mulheres na Ciência, que vão integrar mais uma parte da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, reuniram-se na última sexta-feira, 21, pela primeira vez. A ideia é aproveitar a estrutura em Rede já existente para os 200 clubes da Rede Paraná Faz Ciência e os 45 clubes Maker para agregar mais iniciativas e troca de ideias entre os participantes e universidades envolvidas.

Debora Sant´Ana, articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência 


A professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e articuladora do NAPI Paraná Faz Ciência, Débora Sant´Ana, abriu a reunião explicando a importância e a abrangência da Rede de Clubes para a comunicação científica e o desenvolvimento da ciência no âmbito escolar e universitário. 

“A Rede Clubes é um projeto muito caro para nós, com 200 clubes de ciências financiados pelo estado do Paraná, mais uma estrutura de apoio no valor total de R$ 23 milhões, para 30 meses de trabalho. E mais 45 fomentados pelo governo federal. O intuito é fomentar algo que chamamos de cultura da ciência. É um projeto que envolve muita gente, em diferentes regiões do estado e trabalhamos em intensa articulação com a Secretaria de Estado de Educação para que tudo funcione bem”, explicou.

Entre as professoras propositoras de projetos que destinam pesquisa para a visibilidade de mulheres na ciência está a professora Mara Parisoto, da área de Engenharias e Exatas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Palotina. Ela coordena seis clubes de ciência de âmbito nacional e se sente agradecida pela proposta de uma rede voltada para meninas na ciência. “Estou grata em ver essa proposta de soma de esforços para a visibilidade das meninas na ciência. É uma ótima oportunidade de aprendizado para as articulações em rede”, comentou.

A professora Mara Parisoto – UFPR campus Palotina


As professoras participantes do Rede de Clubes para meninas também terão a vantagem de acessar os cursos de formação oferecidos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a entidade certificadora desses cursos no âmbito do NAPI PR Faz Ciência. Existem opções síncronas (em dias marcados) ou assíncronas, gravadas, para serem acessadas quando interessar. Outro benefício da entrada na Rede Clubes será a bolsa-auxílio de participação para as professoras coordenadoras dos clubes, com horas dedicadas para desenvolver esse trabalho, conforme prevê as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (SEED).

Nos próximos encontros, o grupo deve tratar de detalhes do fluxo de comunicação sobre as atividades da nova rede de clubes para meninas e outros detalhes práticos para que os trabalhos entrem em funcionamento.