PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

Professora e aluna clubista UENP são selecionadas para o programa Ganhando o Mundo 2025/2026

Por: Ana Caroline Amaral

Convocadas para o intercâmbio internacional, clubista e professora poderão vivenciar experiências acadêmicas no exterior

Clubistas Exploradores da Ciência conhecendo horta UENP (Foto/Ana C. Amaral).
Clubistas Exploradores da Ciência conhecendo a horta UENP (Foto/Ana C. Amaral)

Participar de um intercâmbio possibilita a troca de experiências que vão além dos estudos. Proporciona também a ampliação da visão de mundo, aspecto fundamental para o trabalho científico.

O Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo – da Secretaria Estadual de Educação (SEED) -, responsável por promover o intercâmbio de estudantes e professores da rede pública de ensino do Paraná, terá em 2025/2026 uma estudante e uma professora clubista da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, vinculadas à UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná.

A estudante e clubista Lorrainy Leandra (Clube Agrociência) e a professora clubista Ana Paula Vieira (Clube Exploradores da Ciência) falaram sobre o que sabem a respeito do intercâmbio que ocorrerá no próximo ano e compartilharam suas expectativas. Vamos conhecê-las?

Foto da clubista Lorrainy Leandra (Foto/Arquivo pessoal)

Membro do Clube de Ciências Agrociência, Lorrainy Leandra da Silva Oliveira é estudante do Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, localizado no município de Barra do Jacaré. Atualmente, cursa o 1º ano do Ensino Médio e contou um pouco sobre suas expectativas em relação ao intercâmbio:

“Ainda não sei para onde vou, vai ser uma surpresa para mim, mas vou passar seis meses lá. Estou com um pouco de medo, mas, ao mesmo tempo, feliz e animada com essa oportunidade.”

Foto da professora clubista Ana Paula Vieira (Foto/Arquivo pessoal)

A professora Ana Paula Vieira é formada em Ciências Biológicas e mestre em Ensino pela UENP. Atua como professora no Colégio Estadual Marcílio Dias, localizado no município de Itambaracá, pertencente ao NRE de Cornélio Procópio, e é coordenadora do clube Exploradores da Ciência. Em 2025, realizou a inscrição no Programa Ganhando o Mundo Professor e foi selecionada para participar de uma formação de três semanas no Canadá.

Perguntada sobre o que espera do programa, ela contou: “Minhas expectativas para a viagem são de muita aprendizagem, de contato com os professores do exterior e de observar como eles aplicam suas metodologias em sala de aula. Quero voltar com uma bagagem de conhecimento para compartilhar com meus colegas professores e, principalmente, aplicar essas metodologias em sala de aula para promover o conhecimento científico dos nossos estudantes paranaenses.”

Grupo de clubistas Exploradores da Ciência recebem instruções no corredor da UENP (Foto/Ana Caroline Amaral)

O fazer científico não tem fronteiras. Ter a possibilidade de conhecer novas pessoas, instituições, culturas, comidas, rotinas e idiomas é essencial para a formação acadêmico-científica e como cidadão. Desejamos um excelente intercâmbio e que, nas malas, tragam memórias alegres e muito conhecimento para compartilhar com toda a comunidade!