PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

Agro é tech, é top e muito mais

Por: Noth Camarão

Plantas e bichos são sua praia, então… considere as Agrárias

Fala aí. Se você gosta do campo, se liga na natureza e curte os animais, as Ciências Agrárias têm tudo a ver com seu jeito de ser. A área envolve tudo sobre exploração da terra, criação de animais e cultivo de vegetais. 

Agronomia, Medicina Veterinária, Agroecologia, Zootecnia e Agronegócio, além das engenharias Florestal, de Alimentos, de Recursos Hídricos e de Pesca, são alguns ramos das Agrárias, que também usa os conhecimentos em Ecologia, Climatologia, Tecnologia da Informação e Engenharia Genética para aprimorar seus métodos. É muita coisa mesmo. 

E quanto ao planeta, preocupado? Sente o drama. Atualmente, alguns dos maiores desafios desta atividade é aumentar a produção alimentar, utilizando os recursos naturais com responsabilidade e aprimorar as tecnologias preservando o meio ambiente. Isso é top.

Eae. Já parou pra pensar se essa ciência que alimenta o mundo faz todo o sentido para você? Então dá uma olhada no que o professor Júlio Damasceno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conta no vídeo Hora Ciência, do Conexão Ciência.

Num papo reto, o professor e atual reitor da UEM fala da longa jornada para chegar onde está, da paixão pela vida de pesquisador e como é fantástico mergulhar e se envolver com a ciência. Ele explica as várias formas de atuação nas Agrárias, dá dicas valiosas e te convida a fazer parte desse mundo mágico de cientistas. O reitor também declara seu amor pela Universidade, conta da sua ligação, expõe o ranking que ela ocupa atualmente e fala da importância da UEM para nossa região, Estado e sociedade. 

Para esclarecer um pouco mais, o conexão Ciência, ou C², é um projeto da UEM que desvenda o que os cientistas estão fazendo por lá. 

A série de lives Hora da Ciência, foi produzida pelo C², para crianças e jovens curiosos entenderem como é bacana saber sempre mais e quem sabe se tornarem cientistas.

Mais uma coisa legal é saber que, todo mês de outubro, o Paraná comemora a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Na última edição, em 2021, o Hora da Ciência apresentou lives fáceis de entender sobre várias áreas. Liga o radar que esse ano tem mais. 

Depois de conferir o papo do professor Júlio é só stalkear o C², o Hora da Ciência e correr pra contar pra galera. Bora lá!

Confira aqui o vídeo do Hora da Ciência e saiba mais sobre as ciências agrárias

Papo sério sobre o professor

Formado em Zootecnia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestre em Zootecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e doutor em Agronomia (Energia na Agricultura), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Botucatu). Fez dois pós-doutorados, na área de sistemas de produção de leite, no Institute Nationale de la Recherche Agronomique (INRA/França). É professor do departamento de Zootecnia da UEM e membro fundador da International Association of Work in Agriculture.