PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

III Semana dos NAPIs: integração e avanços na ciência e inovação do Paraná

Por: Fabia Ioscote Colaboração Karin Silva e João Pedro Rodriguez

Evento reforça a conexão entre pesquisa, inovação e sociedade, destacando novas ferramentas e iniciativas para a popularização da ciência no Paraná.


A III Semana dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), realizada nos dias 11 e 12 de março, no campus da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), na capital paranaense, consolidou-se como um marco para a ciência, tecnologia e inovação no estado. O evento reuniu pesquisadores, gestores públicos e representantes do setor produtivo para debater soluções estratégicas e apresentar os avanços alcançados pelos NAPIs em diferentes áreas do conhecimento.

Criados no plano de governo 2019-2022, os NAPIs têm como objetivo mobilizar e integrar os ativos de ciência e tecnologia do Paraná, promovendo a inovação como um bem comum da sociedade. Coordenada pela Fundação Araucária, a iniciativa tem formado grupos de pesquisa de padrão internacional, incentivando a colaboração entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo. 

Durante os dois dias da III Semana dos NAPIs, a programação contou com palestras de especialistas em três palcos interativos, além de 16 balcões exibindo projetos, produtos, materiais, protótipos e serviços resultantes de pesquisas universitárias.

NAPI PRFC apresentou ações no Balcão 2


Um dos destaques da III Semana dos NAPIs foi o Balcão 2, onde foram apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Paraná Faz Ciência. Para Rodrigo Reis, articulador do NAPI PRFC e coordenador da Rede de Clubes e do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), o NAPI PRFC desempenha um papel estratégico na formação de capital humano para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Paraná. “O Paraná Faz Ciência tem esse papel na sua essência – que é o fortalecimento da cultura científica, de trazer esses jovens que estão dentro dos clubes de ciência, que estão participando das feiras, que estão conhecendo a ciência através dos museus, para a área de ciência e tecnologia”, destacou Reis.


Além dos resultados apresentados no Palco 1, os coordenadores Débora Sant’Ana e Rodrigo Reis destacaram as ações e os desafios enfrentados pelo projeto. O NAPI PRFC também exibiu suas iniciativas, e representantes da recém-criada Rede de Clubes de Ciências, um de seus projetos, marcaram presença no evento.

Edinalva Oliveira, doutora em Ciências Biológicas pela UFPR, cursando pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFPR) e integrante do PICCE, destacou o impacto das ações do NAPI PRFC na educação e na divulgação científica no estado. “Temos uma primeira ação voltada para clubes de ciências. No Paraná, atualmente, já contamos com 245 clubes consolidados, todos em escolas públicas distribuídas por diferentes municípios”, explicou.

Além disso, o NAPI atua na valorização de espaços de divulgação científica. “Trouxemos também uma ação voltada para museus, centros de ciências, herbários e zoológicos, que desempenham um papel fundamental na disseminação do conhecimento para a sociedade”, ressaltou a pesquisadora.

Outra frente de atuação do NAPI PRFC é a produção de materiais voltados à ciência cidadã. “Desenvolvemos guias e materiais para auxiliar professores da educação básica no trabalho pedagógico com os estudantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. Nosso objetivo é impulsionar o conhecimento científico nas escolas e na sociedade, contribuindo para mudar o paradigma da ciência no Paraná”, afirmou Edinalva.

Aplicativo PICCE

Durante a III Semana dos NAPIs, o Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) apresentou seu aplicativo inovador para a coleta de dados científicos. Projetado para dispositivos móveis, o app opera diretamente pelo navegador, eliminando a necessidade de instalação e proporcionando um acesso mais ágil e simplificado. “O aplicativo está em fase de testes, com lançamento oficial previsto para o mês de maio, mas já é possível baixar e enviar os dados”, explicou Tamara Domiciano, doutora em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR, professora de Ciências e integrante do PICCE.

Para fazer o download do aplicativo PICCE, acesse: cienciaescola.c3sl.ufpr.br

Site Paraná Faz Ciência 2024

Ainda durante o evento, foi lançado um site dedicado à memória do evento Paraná Faz Ciência 2024, organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). A plataforma oferece uma retrospectiva, destacando os principais momentos, debates e inovações do evento, celebrando as conquistas da ciência no estado.

Saiba mais sobre o site Paraná Faz Ciência 2024 em: paranafazciencia.uem.br

Site de Turismo Científico

O evento realizado no campus da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) também marcou o lançamento do site Turismo Científico, que disponibiliza uma parte do conteúdo do Guia de Espaços de Divulgação Científica do Estado do Paraná. A publicação, disponível tanto na versão on-line quanto em brochura, apresenta um panorama detalhado dos principais espaços científicos do estado, permitindo que os participantes do evento conheçam mais sobre as iniciativas locais. No site Turismo Científico é possível localizar museus e centros de ciências, jardins botânicos e herbários, bosques, parques e reservas, planetários, zoológicos e aquários.

Conheça o site de Turismo Científico em: paranafazciencia.uvpr.pr.gov.br/turismocientifico

A III Semana dos NAPIs reafirmou a importância da ciência aplicada para a solução de desafios estratégicos, fortalecendo a conexão entre academia, setor produtivo e sociedade. Com a ampliação das redes de pesquisa e a continuidade das ações dos NAPIs, a expectativa é que os avanços da III Semana dos NAPIs resultem em novas parcerias, maior impacto social e fortalecimento das políticas públicas de ciência e inovação no Paraná.