MUDI/UEM participam da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Curitiba

Evento é uma prévia para as discussões da Conferência Regional de C&T, que ocorre no final do mês com participantes de SC e RS

O Governo do Estado promove a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, neste mês de abril.  As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, dia 3, quando tem início a programação, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência vai participar das atividades com representantes de diferentes projetos.

A Conferência prevê a participação cidadã. A expectativa é de 400 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores, empresários e representantes da sociedade civil organizada. Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, o objetivo do evento é debater as prioridades para a ciência, tecnologia e inovação, a fim de impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável com base no conhecimento. Do NAPI Paraná Faz Ciência, participam representantes do Conexão Ciência – C² e do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE).

O resultado das discussões em âmbito estadual será utilizado para subsidiar a Conferência Regional Sul, que ocorre em 25 e 26 de abril, também na capital paranaense. A programação regional envolve participantes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Estadual – No Paraná, a iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e da UTFPR. O evento conta, ainda, com a parceria das demais instituições de ensino superior públicas e privadas paranaenses, como a UEM.

No ato da inscrição, os inscritos devem escolher um dos sete grupos de trabalho para participarem da discussão de temas específicos. Os conteúdos abrangem diferentes eixos temáticos: financiamento e a gestão da pesquisa e inovação; juventude, formação de recursos humanos qualificados; reindustrialização e incentivo para inovação nas empresas; programas e projetos estratégicos; defesa, valorização e difusão científica e tecnológica; e desenvolvimento social e inclusão.

O diretor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Luiz Marcio Spinosa, destaca a importância do debate participativo para o fortalecimento de políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação. “Os dois encontros vão permitir que a sociedade defina as demandas para o futuro da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo com a comunidade cientifica para coletar o máximo de ideias e sugestões”, afirma.

Preparação – Em todo o território brasileiro, os eventos estaduais e regionais precedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em junho, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF). Os documentos compilados nos eventos regionais vão contribuir para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030.

5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Data: 3 e 4 de abril