PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

NAPI Paraná Faz Ciência representa o Estado na SNCT, em Brasília

Por: Silvia Calciolari

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorre de 5 a 10 de novembro e vai mostrar a produção científica de todo o país 



A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária, por meio do Paraná Faz Ciência e em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), terão um estande na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), em Brasília. O estande integra a programação da Feira Nacional de Popularização da Ciência e estará disponível para visitas entre os dias 5 e 10 de novembro. 

Entre as principais ações desenvolvidas no Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, estão as que desenvolvem o conceito de ciência cidadã, através do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), e da comunicação pública da ciência implantadas  pelo projeto Conexão Ciência – C2. Além destas iniciativas, serão apresentadas as ações dos Clubes de Ciências e outras atividades desenvolvidas com parceiros das 12 universidades paranaenses que compõem o NAPI Paraná Faz Ciência.

“O Arranjo Paraná Faz Ciência é voltado especificamente para a divulgação científica e a popularização da ciência. Na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vamos expor  as atividades exitosas que têm sido desenvolvidas no Paraná por meio da divulgação das ações dos diferentes projetos”, enfatiza Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das articuladoras do NAPI Paraná Faz Ciência e responsável pela participação do nosso Estado, na Feira Nacional.

Comitê Pop Ciência

Durante o evento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação oficializará a criação do Comitê do Programa Pop Ciência, órgão consultivo que tem como um dos principais focos a gestão da divulgação científica nacional. Segundo o decreto Nº 11.754, de 25 de outubro de 2023, o Pop Ciência tem o objetivo de desenvolver a cultura científica e estimular a prática da ciência, tecnologia e inovação para promover a inclusão social e reduzir as desigualdades sociais. 

Entre os 26 membros, dois representantes do Paraná no Comitê serão o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, e a professora da UEM, Débora de Mello Gonçalez Sant’Ana.

 

Estande do NAPI Paraná Faz Ciência 2024 realizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) (Foto/Conexão Ciência)



“O nosso estado está investindo pesado em divulgação da ciência, por meio do financiamento de projetos de comunicação, que dão visibilidade à produção científica das nossas universidades. Mas as iniciativas também atingem de forma significativa a comunidade, por meio da criação de Clubes de Ciências, por exemplo, entre outros projetos que levam os pesquisadores até escolas e bairros de inúmeras cidades do Paraná”, comemora a professora, que espera poder contribuir ao máximo para o fortalecimento da cultura científica do nosso país.

Programação

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será comemorada por meio de uma feira e um encontro, realizados em Brasília, no Distrito Federal, entre 5 e 10 de novembro, no Museu Nacional da República, Brasília, Distrito Federal. Ali estarão os principais agentes da área de popularização da ciência do país. 

Os estandes reunirão expositores do próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, de autarquias, de instituições governamentais e também de secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia.

Confira a programação da 21ª SNTC no site do evento.