PROJETOS

Projetos Parceiros

NOSSAS
PRODUÇÕES

MULTIMÍDIA

EVENTOS

PARANÁ FAZ CIÊNCIA

XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense busca promover conexão entre ciência e comunidade

Por: Maria Eduarda de Souza Oliveira



Com o tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”, evento reúne projetos de diferentes níveis de ensino

A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense vai movimentar Matinhos, entre os dias 5 e 7 de novembro. As atividades serão realizadas no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a organização do Programa de Extensão LabMóvel. A idealização do evento é dos professores Emerson Joucoski e Rodrigo Arantes Reis, que fazem parte do NAPI Paraná Faz Ciência. O objetivo é aproximar a ciência da comunidade da região litorânea. 

O tema desta edição, “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”, alinha-se ao definido para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024), explorando a importância dos biomas brasileiros e o papel das comunidades tradicionais na preservação ambiental. 

“Esse tema tem uma relação muito interessante com o Litoral do Paraná, considerando que estamos na maior área contínua preservada de mata atlântica do país, em uma região que tem influência direta da cultura indígena, caiçara e quilombola. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que o evento terá na comunidade e ver a reflexão e a criticidade dos estudantes da Educação Básica através do desenvolvimento de projetos nas diferentes áreas da ciência, que buscam aproximar e de desmistificar a ciência na região litorânea” destaca uma das coordenadoras do evento, Thais Souza



A Feira conta com a exposição de trabalhos feitos por alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e projetos de Pesquisa e Extensão da UFPR, em um ambiente dedicado à divulgação científica e integração entre os diferentes níveis de ensino. De acordo com Thais, o público também poderá participar de atividades culturais e interativas, como teatro, oficinas e minicursos.  

Veja mais detalhes sobre os projetos envolvidos e atividades programadas:

Programa Rebimar  Promove a educação ambiental e a conservação marinha, engajando comunidades pesqueiras para uma participação ativa na proteção dos oceanos.

Coalizão Paraná pela Década do Oceano  Rede de ciência oceânica que fortalece a conexão entre ciência, sociedade e gestão, valorizando o oceano para o desenvolvimento sustentável.

Zikabus – Mobiliza a sociedade no combate das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Exposição Deuses que Dançam – Apresenta o Candomblé e seus Orixás por meio de manequins vestidos com trajes rituais desenhados pela iyalorixá Milah D’Oxum.

Donas e Donos de Si – Projeto de educação sexual que busca conscientizar sobre o autoconhecimento.

Yoga na escola: promoção da saúde física e mental –  Projeto que traz temas como alongamentos, exercícios respiratórios e centramento. 

Ecossistemas costeiros: proteger para preservar – Atividade imersiva em que os visitantes poderão interagir com informações sobre os ecossistemas costeiros do Paraná por meio de um jogo de tabuleiro.

Minicurso Saúde Única – Vai explorar a relação entre saúde humana, animal e ambiental, destacando a importância de uma abordagem integrada para enfrentar desafios globais.

Oficina de coleções biológicas: práticas de manutenção para acervos didáticos e científicos – Vai ensinar práticas de manutenção de acervos biológicos, incluindo o manuseio e conservação de espécies.

Oficina de agroecologia – A ideia é discutir agroecologia e meio ambiente, utilizando práticas artísticas e musicais.

Oficina de produção e distribuição de repelentes de base natural  Vai possibilitar a produção e a distribuição de repelentes naturais, abordando a extração de óleos essenciais, técnicas de produção de repelentes naturais, benefícios dos repelentes ecológicos e conscientização sobre a dengue.

Oficina biomas do Paraná: iniciativas e metodologias para o ensino – Vai oferecer metodologias para que professores abordem biodiversidade e sustentabilidade no currículo escolar.

Oficina Câmara Mirim de Matinhos  Tem o objetivo de apresentar a estrutura e o funcionamento do Legislativo Municipal, com exposição e simulação da Câmara Mirim de Matinhos e dados de 2024.

A programação geral pode ser conferida na imagem abaixo:



Serviço:

Data: 5 a 7 de novembro de 2024, das 8h às 17h

Local: UFPR Setor Litoral, Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos – Paraná