Olha essa parada e depois decide se é deus me livre ou quem me dera
Sabe aquela matéria que fala de todos os tipos de seres vivos, como funcionam… desenrola sobre metabolismo, reprodução, evolução e tals? Issoo. Biologia! Se você gosta, vai passar a amar. Se odeia, respire e repense seu jeito de ver antes de cancelar essa disciplina.
O lance é que a biologia serve para saber como o mundo vivo funciona e esse conhecimento é usado para melhorar a vida das pessoas sem comprometer a existência do planeta. Legal, né?
Mais legal ainda é saber que a divertida e criativa profe Thaís Sanches fala sobre tudo isso em um dos vídeos do Hora da Ciência, produzido pelo Conexão Ciência (ou C²), e pode ser acessado no canal do YouTube.
Spoiler… Thaís conta que queria ser professora. Mas, quando estava na sala de aula e achava que estudar era chato, ficava se perguntando se ensinar teria que ser daquele jeito: turma sentadinha, quietinha, só ouvido o professor falar. Descubra o que ela fez para mudar essa relação estudante e mestre, e conta pra galera do C² se curtiu.
Se você ainda não conhece a professora de ciências e biologia, vale a pena conferir o thaisplicando.ciencias Ela usa e abusa da criatividade, dá aulas bem divertidas, espalha esse jeito bacana de ser e posta todo seu conhecimento com conteúdos deliciosos produzidos por ela mesmo. Vale copiar as ideias da “profe” e pedir pra sua escola fazer isso, também.
Só pra saber, o C² – Conexão Ciência é um projeto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que mostra o que os cientistas de lá aprontam. O Hora da Ciência foi pensado para crianças e jovens curiosos que sempre querem saber como algo funciona ou pode melhorar a vida da gente. Como todo e qualquer cientista.
Anota essa também. Todo mês de outubro, o Paraná comemora a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Na última edição, em 2021, o Hora da Ciência deu um show de informações fáceis de entender.
Com tanta coisa boa rolando, que tal stalkear o C², o Hora da Ciência e hitar com a galera. Só vai.
Papo sério sobre a “profe”
Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Pedagogia, pela UniCesumar, é mestre na área de Divulgação Científica, pelo Programa de Biologia Comparada da UEM, e doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências (Fiocruz). Ainda tem os títulos de especialista em Ensino de Biologia, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e em Métodos e Técnicas de Ensino, pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Desde 2013, atua como professora de ciências e biologia na educação básica.