A coisa não é tão tensa, a tal da matemática não desgruda e é top
É isso mesmo. A Física estuda o que acontece na natureza, suas leis, teorias e faz a gente entender o porquê de muita coisa que perguntamos desde criança.
Os chamados fenômenos naturais estudados pela Física acontecem o tempo todo, em qualquer lugar, na nossa vida, no planeta e em outras galáxias próximas ou distantes. É muito punk porque ela é capaz de explicar todo o universo, no passado, no presente e até no futuro!
Se você curte essa vibe, entenda um pouco mais sobre as possibilidades que a Física tem com a 10/10 Mariana Ferrareze Casaroto, no Hora da Ciência. No vídeo, ela explica direitinho o que é a profissão, a diferença entre licenciatura e bacharelado, as áreas de pesquisas da Física e, claro, fala também da pesquisa que faz no doutorado.
Atenção! Aqui vale um spoilerzinho. No final da apresentação, Mari comenta e lamenta como ainda são poucas as meninas que fazem Física. Confere no canal do youtube do Conexão Ciência.
Detalhe. Mari só tem 24 anos. Já se formou, fez mestrado e está no doutorado. Detalhe do detalhe… No colégio, ela falava em fazer educação física. Só no terceirão que ela decidiu fazer Física. Normal.
Achou pouco o que essa menina faz e já fez? Então segura mais uma. Mari é musicista e tem uma banda de pop rock formada só por meninas chamada Sweet Poison. Curte lá.
Para entender melhor o que rola por aqui, o Conexão Ciência é um projeto da Universidade Estadual de Maringá, que fala tudo o que os cientistas da UEM fazem por lá.
O Hora da Ciência é uma série de lives, produzidas pelo C², para crianças e jovens curiosos entenderem como é bacana conhecer sempre mais e, quem sabe, se tornarem cientistas também.
Outra info bacana é saber que, todo mês de outubro, o Paraná comemora a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Na última edição, em 2021, o Hora da Ciência apresentou lives fáceis de entender sobre várias áreas. Se liga. Esse ano tem mais.
Depois de conferir o vídeo da Mariana falando sobre Física, bora stalkear o C², o Hora da Ciência e contar pra galera. Partiu.
Papo sério sobre a Mari
Bacharela e Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cursando o doutorado na área de Física da Matéria Condensada (UEM). Pesquisa no grupo de Teoria de Fluidos Complexos, sob orientação dos professores Rafael Soares Zola e Rodolfo Teixeira de Souza, com financiamento da CAPES. Tem experiência em Física dos Cristais Líquidos, atuando com problemas de efeito de superfície em amostras confinadas e simulações de Monte Carlo.